Nossas Soluções – Triturador de cerâmica

Em abril deste ano, nós da Diferencial recebemos o Flávio, um Engenheiro Químico aposentado que tinha uma aspiração: começar a empreender. Para começar seu negócio, o Flávio precisava de uma máquina: um moinho triturador de cerâmica, que seria essencial para seu processo de produção, e foi procurando por alguém que pudesse desenvolver essa solução que ele nos conheceu.

Quando ele foi mostrar sua demanda para gente, o Flávio tinha apenas um documento que explicava em detalhes o processo de moagem e abordava muito superficialmente a parte mecânica do projeto. Ele nos falou sua vontade de empreender e sobre o negócio que pretendia abrir e disse que, para viabilizar tudo isso, precisaria de uma máquina como a descrita no documento que ele nos entregou.

triturador

Quando a oportunidade desse projeto apareceu, nós ficamos muito felizes, pois é uma grande oportunidade de contribuir para o empreendedorismo local, impactando não só a vida do cliente, mas também todo o ambiente em que ele se encontra. Com isso, nós aceitamos o desafio de ajudar o Flávio por meio desse Projeto de Máquinas.

Para desenvolvermos nossa melhor solução, a primeira etapa foi uma análise minuciosa do documento entregue à gente pelo Flávio, de modo a compreender completamente todos os detalhes da máquina com que estávamos lidando, podendo assim identificar pontos de melhoria que iriam contribuir para o funcionamento dela.

Durante essa etapa, pudemos perceber que alguns dos métodos de dimensionamento de Elementos de Máquinas adotados pelo documento eram, até certo ponto, limitados ou não adequados para a situação. Frente a isso, refizemos grande parte de alguns do elementos cruciais da máquina, de forma a entregar um projeto mais assertivo para nosso cliente.

Só para ilustrar, o diâmetro indicado no documento para o eixo de rotação era de 33mm, porém, após o nosso dimensionamento, identificamos, nos baseando por métodos descritos nas melhores referências no assunto, um diâmetro ideal de 50mm. Isso significa que o diâmetro indicado no documento tinha um erro de 34% com relação ao ideal. Isso poderia gerado várias dores de cabeça, caso ele não tivesse procurado uma consultoria em Engenharia Mecânica antes de fabricar sua máquina.

Esses dimensionamentos aconteceram na segunda etapa do projeto, que foi a etapa onde todos os elementos de máquina que não estavam muito bem caracterizados no documento inicial foram descritos e dimensionados. Com esses dimensionamentos feitos, partimos para a terceira etapa do projeto, que foi a etapa em que fizemos toda a modelagem 3D da máquina no software SolidWorks, para que, com o modelo 3D, realizássemos a simulação computacional, de modo a verificar os dimensionamentos feitos anteriormente e a avaliar alguns critérios que só podem ser avaliados por meio dessa simulação, e fizéssemos a renderização da máquina, para poder mostrar ao Flávio como ficaria seu moinho após ser fabricado:

                                                                                     moinho-de-bolas_render-01 moinho-de-bolas_render-02

Após essas 3 etapas e com tudo validado, partimos para a etapa final, a de elaboração dos documentos finais, que explicam em detalhe o projeto ao cliente e que são tudo o que ele precisa para ir a uma oficina e ter sua máquina projetada conforme o que projetamos. Os documentos entregue nesse projeto foram:

  • Memorial de cálculo, documentando todos os procedimentos, justificativas e hipóteses adotadas durante o dimensionamento da máquina;
  • Catálogo de fabricação, com os Desenhos Técnicos Mecânicos de todas as peças precisavam ser fabricadas;

Com isso, conseguimos a ajudar um empreendedor autônomo, o Flávio, a dar o pontapé inicial no desenvolvimento de seu novo negócio. Agradecemos muito a oportunidade e a confiança e esperamos ter atingido suas expectativas!

Ficou interessado sobre como desenvolvemos nossas soluções? Confira o artigo sobre como ajudamos uma empreendedora autonôma a triplicar sua produção e entre em contato com a gente! Estaremos muito felizes em poder conversar com você.

Nossas Soluções – Triturador de cerâmica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Pin It on Pinterest

X