Nossas Soluções – Projeto de Máquinas – Essência Divina

Ao final de Junho de 2018, a Diferencial Jr teve o prazer de entregar mais um projeto personalizado para uma de suas clientes, ajudando-a a otimizar o processo de confecção do seu produto. A solução em questão tratou-se de um projeto de máquinas. Nossa cliente, proprietária de uma loja de cosméticos, estava acostumada a misturar manualmente, aproximadamente 3 litros de esfoliante diariamente, um processo bastante cansativo, tendo em vista a alta viscosidade do produto.

O projeto foi desenvolvido por uma equipe que constituiu em três projetistas e um gerente de projetos, todos estudantes do curso de Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Ceará e membros da Diferencial Jr. Por serem acadêmicos, a equipe contou com o auxílio de diversos professores, Mestres e Doutores, que são referência em suas respectivas áreas, além de ter recebido a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) de um engenheiro devidamente habilitado com registro/visto no CREA-CE.

Inicialmente a equipe do projeto formulou qual seria o formato da máquina misturadora de esfoliantes e seu esboço foi idealizado através de um desenho em CAD. Em seguida, foi necessário definir os materiais de cada componente, realizar os cálculos de dimensionamento das estruturas e os desenhos 2D. Por fim, foram elaborados e entregues 3 documentos à cliente: O memorial de cálculo (incluindo os resultados da simulação no software SolidWorks), o manual de fabricação e o manual de uso do equipamento.

Para o desenvolvimento do projeto, também foi levada em consideração a NR-12, norma regulamentadora de máquinas e equipamentos que define referências técnicas e medidas de proteção para assegurar a integridade física de operários, prevenindo acidentes durante o manuseio de máquinas.

A partir do projeto realizado, nossa cliente não só terá sua produção de esfoliante completamente automatizada, como produzirá aproximadamente o triplo de produto (10,5 litros) que era inicialmente produzido.

Por fim, a satisfação da cliente foi nosso maior objetivo durante toda a concepção projeto, cada mínimo detalhe da máquina misturadora de esfoliante foi cuidadosamente pensado tendo em mente as necessidades dela. Por meio desse e de outros projetos já realizados, fomentamos nosso espírito empreendedor ao impactar positivamente na sociedade. Agradecemos a nossa cliente, Juliana, pela confiança em nossos serviços!

untitledFigura 1: Vista 3D da máquina (SolidWorks)

essencia2Figura 2: Simulação da estrutura de sustentação da máquina (SolidWorks)

Gostou do artigo? Saiba que estamos dispostos e preparados para ajudar no crescimento do seu negócio. Entre em contato para tirar suas dúvidas e conhecer o que mais podemos fazer para lhe ajudar!

Nossas Soluções – Projeto de Máquinas – Essência Divina