A indústria de brinquedos

É muito interessante você entrar em uma loja de brinquedos e ver tantas opções de brinquedos?

Mas você já parou para pensar como os brinquedos evoluíram até os dias de hoje?

Os brinquedos têm um grande investimento no meio fabril, e as tecnologias são aplicadas na fabricação destes. Contudo, cada brinquedo possui uma maneira de ser fabricado.

Apresentaremos agora como se deu o processo de evolução que partiu deste a fabricação para uso interno até a fabricação em larga escala.

1 – Fabricação para uso domiciliar

No período que o comércio não estava tão desenvolvido, as produções em geral eram voltadas para uso próprio, assim como os brinquedos, que eram produzidos com a única finalidade de serem utilizados dentro da sua própria casa.

2- Fabricação para o comércio

Com o surgimento da burguesia e o desenvolvimento mais aprimorado do comércio. Muitos artesões se voltaram para a produção de brinquedos com o intuito de obter lucro com sua venda. Tais produções eram feitas manualmente, sem auxílio de máquinas, o que demandava um tempo considerável.

3- Fabricação Industrial

Com o advento da indústria, as produções caseiras tiveram uma baixa, cedendo seu lugar para a produção em larga escala nas fábricas. O auxílio das máquinas e a contratação de diversos empregados, agilizou tal processo, até chegarmos ao ponto que estamos hoje.

A seguir demonstraremos o processo de evolução de alguns brinquedos mais populares:

Bonecos(a)

Em meados de 1950, foi introduzido o plástico no processo de modulação rotacional da cabeça dos bonecos, nesse mesmo período o PVC também começou a ser utilizado como material na modelagem dos bonecos, permitindo desenhar os traços mais detalhados. Atualmente, os bonecos utilizam-se de um processo de rotomoldagem e grande parte deles são feitos de vinil. Programas CAD como SolidWorks são utilizados para a montagem dos bonecos auxiliando para que tudo esteja de acordo para ser então produzido.

1

Bolas

As bolas no início, eram feitas de couro e suas partes eram costuradas de forma bem manual o que tornava bem complicado sua fabricação em larga escala.  Ao passar do tempo, novos materiais foram sendo testados, materiais sintéticos, polímeros etc. As bolas mais modernas possuem revestimento de poliuretano. Além disso, as novas tecnologias permitem unir os gomos da bola através de união térmica, ao invés de costuras, tornando o processo de fabricação das bolas mais automatizado.

2

Ursos de Pelúcia

Os ursos de pelúcia eram feitos de almofadas sintéticas e olhos de plástico entre as décadas de 1950 e 1960. Os membros eram conectados ao corpo por hastes de metal e as articulações eram feitas de discos de madeira para permitir movimentos.

Com a evolução dos processos de fabricação, tornaram-se populares pelúcias feitas com fibras pelo efeito semelhante ao da pele dos ursos. São, em sua maioria, materiais sintéticos ou combinações de fibras.

3

Blocos de Montar

As peças eram feitas por processo de injeção de plástico, em máquinas automatizadas. Uma pessoa comandava duas máquinas na linha de produção em média. O material usado para a fabricação dos blocos é o plástico ABS que garante mais precisão no encaixe das peças. Atualmente, o processo está totalmente robotizado, tendo uma produção em larga escala, sendo ainda o principal material o plástico ABS.

4

Curtiu o artigo em homenagem ao Dia das Crianças?

Contate-nos e veja como a Diferencial Jr pode ajudar em seu negócio!

A indústria de brinquedos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Pin It on Pinterest

X