A importância do plano de manutenção para sua máquina

Lembra daquele velho ditado: Melhor prevenir do que remediar? No artigo de hoje vamos provar o quanto ele influencia na sua vida.

Nosso cotidiano é marcado pelo uso de máquinas, pode ser um veículo, uma batedeira, ou até mesmo uma linha de produção, todos esses equipamentos requerem um plano de manutenção preventiva para melhorar sua vida útil. Mas o que é um plano de manutenção preventiva? Devo me preocupar em elaborar um para cada máquina que tenho?

Começando pela segunda pergunta: Não, no geral, essa função é do fabricante, pois a maioria das máquinas que adquirimos, especialmente eletrodomésticos, é produzida em escala industrial e chegam às nossas mãos com um manual de instruções que inclui o planejamento de sua manutenção. Porém, no caso de máquinas que desenvolvem funções mais específicas como equipamentos industriais (tornos mecânicos, fresas…) ou equipamentos projetados sob medida (máquinas caseiras), é necessário sim que você, proprietário da máquina, se preocupe com a elaboração desse plano.

manutencao-1

Mas qual a importância disso tudo? Agora vem a resposta da primeira pergunta.

O plano de manutenção é um recurso utilizado por empresas e proprietários de máquinas para evitar desperdícios. Em resumo, trata-se de um conjunto de medidas elaboradas com o objetivo de:

1) Aumentar a vida útil do equipamento;

2) Diminuir custos relacionados a baixo desempenho da máquina;

3) Aumentar a segurança do operário;

4) Evitar paradas não planejadas na produção;

5) Melhorar a qualidade do produto.

Convencido da importância de um plano de manutenção para a sua máquina? A gente te ensina a fazer!

Para o plano de manutenção possibilitar todos os benefícios acima ele deve ser personalizado. Como assim? Quer dizer que deve ser elaborado levando em conta todas as condições e rotina de uso do seu equipamento.

tools-1209300_1920

Primeiro de tudo, deve ser realizado um levantamento de informações: Quantas vezes sua máquina passou por uma troca de peças? Quais foram? Quantas vezes foi mandada pro conserto? Ela já parou de funcionar inesperadamente? Por quê? Já apresentou algum comportamento fora do padrão? Qual?

Essas informações são dados da manutenção corretiva da máquina e servirão para elencar pontos críticos que guiarão na elaboração de medidas preventivas.

A partir do passo anterior, será possível calcular cinco indicadores essenciais: 1) A quantidade de horas que a máquina foi utilizada até falhar; 2) por quanto tempo ela parou de funcionar; 3) quanto tempo ela funcionou entre duas falhas; 4) quanto tempo foi gasto no seu reparo; 5) o custo total do seu ciclo de vida.

Agora, divide-se esses dados em 4 categorias:

Causa;

Sintoma (o que a falha causou);

Defeito (o que foi encontrado de errado durante o reparo);

Intervenção (como foi solucionado o problema).

Utilizando uma planilha, é possível gerar gráficos que indicarão a porcentagem de ocorrência de cada elemento, ajudando a elencar quais foram as principais causas, os principais sintomas, os principais defeitos e as principais intervenções pelos quais sua máquina passou.

Agora já é possível traçar um plano de manutenção com o objetivo de evitar os principais problemas pelos quais o seu equipamento passou. A partir dos parâmetros calculados, será elaborado um cronograma especificando recursos, custos e frequências de cada medida do plano.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!

A importância do plano de manutenção para sua máquina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Pin It on Pinterest

X