A Indústria do Café

coffee-animated-gif-16

Para muitas pessoas o dia só começa após uma xícara de café. Segunda bebida mais consumida no mundo (atrás apenas da água), o café é parte do cotidiano e movimenta uma gigantesca indústria, desde o seu plantio até a chegada na sua mesa. E não é a tôa, atualmente o Brasil é 2º maior consumidor da bebida no mundo, correspondendo a 25% de todo o consumo, aproximadamente 21 milhões de sacas anualmente. Então vamos entender um pouco mais sobre como se dá esse trajeto.

Com registros que datam desde o século VI, o café tem sua origem na Etiópia, onde até hoje é encontrado na vegetação nativa. O café passou a ser cultivado e consumido no Brasil apenas no século XVIII, se tornando força-motriz da economia do país durante muito tempo e mantendo sua importância até hoje. O Brasil é o maior produtor de café no mundo há pelo menos 100 anos e para suprir toda essa demanda, a indústria cafeeira teve que se adaptar e se modernizar, melhorando e agilizando seus processos com uso de maquinário e muita automação.

A mecanização já começa após o plantio, na fase da colheita. O café pode ser colhido de modo manual, semimecanizado ou totalmente mecanizado. No processo semimecanizado se usam derriçadeiras, máquinas carregadas por catadores, que agilizam o processo de coleta. Já no totalmente mecanizado se usam colheitadeiras, máquinas de grande porte que retiram os grãos automaticamente e podem ter seus parâmetros de velocidade ajustados para uma maior eficiência no processo. Podem ser tracionadas por tratores ou mesmo terem meios próprios de locomoção.

coffee-200
Colheitadeira

Logo em seguida os grãos passam pelo processo de beneficiamento. Nesta etapa, os grãos recém-colhidos passam através de máquinas que os preparam e limpam para as etapas seguintes. Os grãos ainda separados de impurezas e resíduos, passando por processos que retiram folhas, restos de casca, pó e pedregulhos que porventura tenham sido coletados. São então descascados e também peneirados, podendo também ser separados de acordo com o seu tamanho.

Torra do café
Torra do café

O processo seguinte é o da torra. Existe uma enorme variedade de grãos cultivados no mundo –  mais de 25  – e existe uma torra adequada para cada variedade de café vendido, conhecidas como blends, e elas contribuem com o sabor e aroma característicos de cada uma. Após torrados, os grãos seguem para a moagem, processo que também é totalmente automatizado e que possui diversos graus de qualidade, podendo ser uma moagem fina, média ou grosseira. Por final, o produto é embalado em máquinas alta performance. É mais comum encontrarmos café já moído, solúvel, a venda nos supermercados, no entanto, é possível (e muitos preferem) comprar os grãos e moer em casa.

Ficou curioso? Existem mais de 90 espécies de café, no entanto apenas 25 são exploradas comercialmente. Dentre elas temos o Café Arabica, a variedade mais consumida no mundo, e o Café Robusta. Os dois correspondem a 98% da produção mundial. O Café Arábica é mais doce e tem um aroma mais marcante. Já o Robusta é mais amargo e menos aromático, sendo mais utilizado em blends com o Arábica e na produção de café solúvel. Há ainda outras duas variedades, bem menos utilizadas, que são o Café Libérica e o Café Excelsa.

Com toda essa variedade e diversos modos de fazer e tomar café, o importante é que você aprecie essa bebida do jeito que mais te agradar. Frio, quente, preto, com leite, gourmet, o melhor café é aquele que você gosta.

 

 

 

A Indústria do Café

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Pin It on Pinterest

X