Processos de Fabricação – CNC

Já pensou como é rápida a produção em uma fábrica automatizada?

Empresas vêm adotando cada vez mais o uso máquinas para melhorar sua produtividade, e um processo que vem sendo bastante automatizado é a usinagem. A usinagem CNC é feita através de comandos numéricos realizados através do computador para programar a máquina e assim ela realizar suas funções de forma precisa, melhorando o processo de fabricação nas empresas.

cnc

 

Anteriormente, o trabalho era feito manualmente, onde os operadores manuseavam todas as ferramentas e posicionavam de maneira precisa as peças que iriam trabalhar para começar então a operar a máquina. Contudo, isso era um trabalho que exigia muito do operário e algumas peças poderiam vir com erros de fabricação, o que prejudicava o financeiro da fábrica. Com a introdução das máquinas CNC o processo se tornou mais eficaz, diminuindo as perdas das peças que antes, era comum na rotina das fábricas.

O processo de usinagem por CNC começa na identificação da peça, é utilizado um programa no computador no qual sua função especificar a peça, normalmente utiliza-se softwares em CAD, que auxilia bastante na manufaturação do produto. Este projeto é transformado em uma série de valores numéricos para que uma máquina CNC possa utilizar as informações para mover e operar uma variedade de ferramentas. Logo após a peça é colocada em uma base. Estas bases frequentemente fornecem dois eixos de movimento para que se possa posicionar de qualquer forma, para atender as necessidades e especificações. Certas configurações também incluem um batente traseiro, que pode adicionar entre um e sete eixos adicionais para posicionar uma peça de forma mais precisa. A peça então, pode ser completada em uma máquina CNC ou pode ser movida manualmente através de robôs entre várias estações de trabalho com ferramentas de diferentes tipos. A usinagem CNC pode incluir ferramentas como prensas, serras e brocas, entre outras, dependendo da necessidade do fabricante.

 

Vídeo explicativo de como a máquina CNC funciona:  https://www.youtube.com/watch?v=K4PAG_DQhUk

cnc2

 

Vantagens das Máquinas CNC

  • Custo-benefício, isso porque ele eleva o volume de produção e, ao mesmo tempo, reduz o custo dos produtos. Além disso, as peças produzidas possuem mais qualidade, pois são fabricadas sob um método de corte controlável mais preciso e profundo.
  • Tempo de produção, pois cada peça passa a ser fabricada mais rapidamente. Perfis simples e complexos são mais fáceis de fazer, e os dispositivos para o desenvolvimento são acessíveis. Logo no desenho do modelo o tempo é reduzido, e os ajustes podem ser feitos de forma mais veloz. Com um tempo de maquinação e produção de peças reduzido, a entrega do produto também acontece mais rapidamente. A indústria acaba economizando e ganhando em produtividade.
  • Maior complexidade nas peças, ou seja, é possível fazer peças com geometrias mais complexas, e de tolerâncias dimensionais reduzidas. Além disso, as máquinas CNC garantem acabamento superficial muito melhor. Todo o processo de fabricação passa a ser mais versátil e flexível. E ainda há a possibilidade de corrigir a programação com uma edição. As interpolações das máquinas são lineares e circulares.
  • Controle de qualidade, o operário poderá corrigir e controlar os desgastes das ferramentas. Ele irá preparar a máquina mais rapidamente e o tempo de espera será reduzido. As peças precisam de um movimento menor, e os comando númericos controla o sistema de posicionamento. Tudo isso garante maior precisão ao operador.

 

Entendeu a importância das máquinas CNC atualmente no processo de usinagem?

Então, entre em contato com nós da Diferencial Jr e saiba mais como otimizar seu negócio dá melhor forma possível!

Processos de Fabricação – CNC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Pin It on Pinterest

X