Entenda como você pode diminuir sua conta de energia!

Seus gastos com energia estão maiores do que o esperado? Entenda o porquê neste artigo e descubra que atitudes podem resolver esse problema!

No Brasil, os tempos atuais são de crise. Tal fato não é segredo para ninguém, e estabelecimentos comerciais como restaurantes, bares, hotéis e lojas são alguns dos que mais sofrem com ela. Isso quer dizer que empresas de médio e grande porte devem estar cada vez mais empenhadas na busca por maneiras de reduzir gastos e aperfeiçoar processos, de modo a amenizar prejuízos que têm se tornado, recentemente, frequentes. A boa notícia é que, surpreendentemente, os maiores problemas nesse aspecto são, em grande parte, de solução simples por um gerente, desde que com a ajuda de um engenheiro. Veja alguns exemplos de obstáculos que podem impedir uma empresa contemporânea de prosperar como deveria e analise se sua empresa apresenta algumas das dificuldades expostas:

Uso de lâmpadas ineficientes:

Lâmpadas LED têm ganhado espaço no mercado, e por bom motivo, uma vez que, apesar do custo inicial mais elevado, a economia que proporcionam é inigualável. Uma de 7 W gera a mesma iluminação de uma lâmpada incandescente de 60 W, por exemplo – a economia na conta de luz acaba por ser de quase 90%. Escolher o tipo de lâmpada certo para seu estabelecimento pode ser de grande ajuda na redução de gastos.

cid_ter_220316_06.ps

Falta de treinamento dos funcionários:

Muito dinheiro é perdido, diariamente, em empresas ao redor do mundo, em decorrência do descumprimento de regras básicas de poupança de energia por parte do staff. Trata-se de atitudes simples, mas muito nocivas, como o não desligamento de luzes e de condicionadores de ar quando da saída de seu ambiente de funcionamento e a operação incorreta de máquinas. Além de fazer uma diferença positiva no valor das contas, a preparação dos empregados pode aumentar a vida útil e o rendimento de equipamentos em qualquer corporação.

Uso de caldeiras para produção de vapor:

Locais como hospitais, indústrias e hotéis, os quais necessitam da utilização de vapor em seu funcionamento, produzem-no, mormente, por meio de caldeiras a gás ou elétricas. Essa é uma opção dispendiosa, uma vez que medidas como o reaproveitamento de gases de escape e a utilização de placas solares, embora inicialmente mais caras, proporcionam, a longo prazo, um gasto menor de energia para a realização da tarefa.

Defasagem do sistema de climatização:

A indústria dos condicionadores de ar é uma das que evoluem mais rápido no mundo, e a troca de equipamentos após certo tempo de uso pode ser extremamente proveitosa: a substituição de um sistema de 15 anos de uso por um novo pode proporcionar uma minoração de até 50% no valor da conta de energia elétrica. Um exemplo de tecnologia que pode reduzir o consumo de energia é a tecnologia Inverter, pois dependendo da utilização do ar condicionado no ambiente o gasto por um equipamento mais caro que possui essa tecnologia pode ser de grande valia para o seu estabelecimento. Além disso, se não houver um projeto personalizado para seu ambiente você poderá estar utilizando equipamentos condicionadores de ar em excesso, gastando mais energia ou provavelmente você gastará energia com equipamentos que não atendem sua demanda de carga térmica, deixando o ambiente quente.

5 dicas para aumentar a eficiência do seu sistema de climatização!

Falhas em sistemas de refrigeração:

A instalação incorreta de um sistema térmico dá margem a vazamentos do fluido usado, derretimentos de compressores e perdas de energia, representando, além de um prejuízo financeiro, uma potencial ameaça à segurança dos frequentadores do local, o que evidencia a necessidade de constante avaliação dos equipamentos utilizados e de como melhorá-los. Além disso, é importante efetuar corretamente a manutenção do seu sistema condicionador de ar a fim de que ele mantenha um bom funcionamento sem gastos excessivos de energia, além de evitar possíveis multas por manutenção negligenciada.

E como a Diferencial Jr. pode ajudar?

A Diferencial Jr tem grande experiência com projetos de climatização e projeto de sistemas térmicos em geral, portanto podemos ajudá-lo a redimensionar, ou mesmo, projetar um sistema de climatização personalizado para o seu ambiente, além disso, trabalhamos com plano de manutenção operação e controle (PMOC) para manter seu sistema de climatização funcionando perfeitamente.

Gostou do artigo? Saiba que a Diferencial Jr está preparada para ajudá-lo. Entre em contato!

Entenda como você pode diminuir sua conta de energia!