Por que investir na climatização de bares e restaurantes?

Uma rotina agitada e com pouco tempo para refeições é cada vez mais comum na vida de muitas pessoas, além disso, depois de um dia de trabalho pesado as pessoas procuram por uma opção de lazer, e, sem dúvidas, o lugar mais agradável e divertido será o escolhido para refeição e para diversão. Nesse contexto, bares e restaurantes surgem como uma opção para quem demanda praticidade na hora das refeições e para quem procura por diversão ou confraternização com os amigos. De fato, muitos empreendedores têm percebido essa tendência e, por conta disso, a cada ano, cresce o número de estabelecimentos nesse segmento.

Diante disso, muitos empreendedores estão apostando nesse setor, portanto é inevitável que ocorra um crescimento da concorrência, surgindo a necessidade de se destacar em meio aos demais. No entanto, antes de se diferenciar, é necessário passar pela primeira etapa, a saber: possuir, no mínimo, um ambiente agradável, dispondo de um sistema de climatização, por exemplo.

O presente artigo possui a finalidade de mostrar a você, empresário desse segmento, as vantagens que um ambiente climatizado traz para o seu negócio!

Conforto Térmico

Esse fator é muitas vezes decisivo na hora de escolher o lugar para comer, a qualidade do ambiente é tão importante quanto a qualidade da comida oferecida pelo restaurante. Afinal, a partir do momento em que o cliente consome o alimento no respectivo estabelecimento, não está sendo realizada apenas a venda da refeição, mas da experiência completa de comer naquele ambiente. Um sistema de climatização bem dimensionado que mantenha a temperatura estável e não incomode os consumidores (por meio de correntes de ar) contribui muito para sua satisfação, ajudando a fidelizar clientes.

Qualidade do ar

Essa condição vai um pouco além do conforto propiciado pela climatização do ambiente e está intrinsecamente ligada à perspectiva da higiene e da saúde. Para assegurá-la, o projeto deve levar em conta a renovação do ar, que é o fator chave nesse aspecto, pois a partir dela se reduz a concentração de poluentes que não foram retidos durante o processo de filtragem do ar insuflado (ar transferido por diferença de pressão através de dutos do ambiente externo para o interno). Além disso, é muito importante prestar atenção à limpeza do ar condicionado, pois com o tempo acumulam-se no filtro do aparelho partículas de poeira, que em grande quantidade, podem favorecer o desenvolvimento de fungos e bactérias e sua proliferação.

Conservação e durabilidade dos alimentos

alimentos

É essencial controlar a umidade e a temperatura em ambientes passíveis de acumular água e estragar produtos conservados, como em estoques de bares e restaurantes. Nesse contexto, a climatização reduz as perdas de alimentos em até 70%, com o aumento da sobrevida de verduras, legumes e frutas, conservando suas aparências e qualidades nutritivas. Além disso, os produtos perecíveis podem ficar expostos por até 3 vezes mais tempo em relação a um ambiente não climatizado, sem perda de peso, cor ou alteração no odor. Evitando o desperdício.

Eficiência Energética

Esse aspecto trata-se, essencialmente, da otimização do consumo de energia elétrica e para que esta ocorra da melhor forma, ela deve ser planejada desde o projeto de climatização e se estender até a compra dos aparelhos mais eficientes. São fatores como o posicionamento dos equipamentos e o seu selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL), os quais levam em consideração o consumo e o rendimento, e, esses fatores vão determinar o grau da eficiência de um sistema de climatização e evitarão desperdício. Assim, reduzindo gastos em eletricidade, será possível poupar para futuros investimentos em outras melhorias do estabelecimento, como iluminação, decoração e acústica. Conheça o significado das indicações do selo PROCEL, a seguir:

eficiencia-energetica

Portanto, diante de todas essas vantagens, a melhor solução é um projeto de climatização personalizado para o ambiente. Além disso, tendo em vista todos os benefícios financeiros trazidos por um bom sistema de refrigeração, como fidelização do cliente, economia de energia e prevenção do desperdício de alimento é fácil reparar que o projeto, a princípio considerado um custo extra, torna-se um investimento.

Ficou interessado? Saiba que a Diferencial Jr está preparada para ajudá-lo com a climatização do seu estabelecimento. Conheça mais sobre os nossos serviços e entre em contato!

Por que investir na climatização de bares e restaurantes?