As 10 maiores conquistas da Engenharia Mecânica

“Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo.” A frase do célebre cientista grego Arquimedes, inventor da alavanca, da roldana e do parafuso, tem tudo a ver com a Mecânica, uma das áreas mais clássicas da Engenharia. Abaixo encontra-se a lista das 10 principais conquistas dos profissionais dessa área nos últimos tempos e como cada uma impactou a sociedade.

1 – O Automóvel

Sem dúvida uma das maiores contribuições da Engenharia Mecânica, o desenvolvimento e a comercialização de automóveis tornaram-se elementos-chave da economia mundial. Nenhum outro campo da tecnologia ofereceu tantas oportunidades de emprego como o setor automotivo, não é a toa que a produção de automóveis constitui hoje a maior indústria manufatureira dos Estados Unidos.

mercedes-benz-3047780_1280

2 – O Programa Apollo

Um dos maiores sonhos americanos da década de 60 foi possibilitado por engenheiros mecânicos, o destaque na Guerra Fria. Concebido a partir de incentivos do governo americano, o Programa Apollo foi o terceiro projeto criado pela NASA, constituindo-se num conjunto de missões espaciais cujo objetivo final era levar astronautas à Lua e trazê-los de volta à Terra em segurança. O Programa firmou-se um dos marcos da Corrida Espacial, combinando avanços tecnológicos, espírito de exploração e patriotismo.

engine-516047_1920

3 – Geração de Energia

Projetar máquinas que convertem energia de um tipo em outro é uma área clássica da Engenharia Mecânica. A geração de energia elétrica é reconhecida como um marco do aprimoramento da qualidade de vida de bilhões de pessoas. Tal conquista não seria possível sem o desenvolvimento de tecnologias conversoras capazes de transformar recursos hídricos, químicos e nucleares em eletricidade.

geracao-de-energia

4 – Mecanização na Agricultura

A quarta conquista mais importante da Engenharia Mecânica relaciona-se ao desenvolvimento de tecnologias para melhorar a produtividade da indústria agrícola. O aumento da produção teve início pela introdução dos tratores motorizados e colhedeiras automatizadas e continuou com aprimoramento de bombas de irrigação e desenvolvimento de bancos de dados informatizados para gestão de colheita e controle de pragas.

mecanizacao-da-agricultura

5 – O Avião

Os engenheiros mecânicos contribuíram para o desenvolvimento de praticamente todos os aspectos da tecnologia da aviação. É possível, hoje, voar metade do mundo na metade de um dia, graças à viagem aérea. A distância parece cada vez menor à medida que a interação entre países distantes entre si cresce. Com o avanço da aviação surge a conveniência de visitar parentes que moram do outro lado do oceano, a possibilidade de transportar de forma segura produtos entre continentes, a oportunidade de globalizar cada vez mais o mundo.

china-southern-airlines-884392_1920

6 – Produção em Massa de Circuitos Integrados

A Engenharia Mecânica contribuiu fortemente com a indústria de componentes eletrônicos, desenvolvendo tecnologias para miniaturizar circuitos integrados. A partir da projeção de máquinas, sistemas de alinhamento, controle de temperatura e isolamento de vibrações, em tamanho microscópico, tornou-se possível a fabricação em massa de circuitos integrados tão pequenos e precisos.

mother-board-581597_1920

7 – Condicionamento de Ar e Refrigeração

O calor excessivo sempre constituiu um problema na qualidade de vida, e não somente do ponto de vista do conforto térmico, mas também de implicações econômicas. Hoje, não é necessário comprar alimentos diariamente com pressa de consumi-los em razão de estragarem rápido, pelo contrário, muitas vezes, compramos alimentos cultivados a milhares de quilômetros com a convicção de que estão frescos. O aumento do prazo da validade dos alimentos submetidos à refrigeração é uma das conveniências por trás dessa notável contribuição da Engenharia Mecânica.

refrigeracao

8 – Tecnologia da Engenharia Auxiliada por Computador

Essa conquista refere-se ao desenvolvimento de uma ampla gama de tecnologias da automação. Com o auxílio de softwares, tornou-se possível projetar por meio de computadores, bancos de dados e equipamentos de análise de protótipos, substituindo, em muitas empresas, o trabalho manual de projetar na prancheta.

auxilio-da-computacao

9 – Bioengenharia

Os princípios, as ferramentas de análise e os métodos de projeto da Engenharia são aplicados para solucionar problemas que ocorrem em sistemas biológicos. Tomando como exemplo a criocirurgia, engenheiros mecânicos auxiliam cirurgiões a destruir tumores malignos, por meio de uma técnica que submete a região afetada à temperatura ultrabaixa do nitrogênio.

bioengenharia

10 – Códigos e Normas Técnicas

Pela necessidade de tornar elementos recém projetados conectáveis e compatíveis com máquinas e equipamentos já existentes, foram elaborados códigos e normas técnicas que especificam características físicas para fabricação de peças mecânicas. Tamanho, peso, formato, resistência, por exemplo, são propriedades padronizados e determinados antes da produção. A partir dessas normas, consumidores são beneficiados com a garantia de qualidade e segurança ao utilizar um produto fabricado com as devidas especificações.

abnt

Referência

WICKERT, Jonathan. Introdução à Engenharia Mecânica. 2 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2007. 392 p.

Gostou do artigo? Entendeu um pouco melhor o ramo de atuação da engenharia mecânica? Conheça mais sobre a nossa empresa e conte conosco para construir mais conquistas!

As 10 maiores conquistas da Engenharia Mecânica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Pin It on Pinterest

X