Patenteando uma criação

 

Toda hora há gente com boas e novas ideias esperando para serem desenvolvidas, polidas, criadas e, por fim, patenteadas, mas o processo de patenteamento requer uma série de preocupações, pesquisa e atenção para o que você está fazendo.

O que é uma patente?

A patente é uma concessão pública concebida pelo Estado que entrega a exclusividade no uso comercial do produto ou invenção ao criador, em troca são disponibilizados publicamente as informações sobre as novidades da criação, seu desenvolvimento e avanço tecnológico.

Todas as patentes são registradas num banco de dados que forma uma grande rede de conhecimento tecnológico e inovação que é disponibilizado para o público, mas os direitos de fabricação, venda, e importação são exclusivos do dono da patente em questão.

patented

Como encaminhar o processo de patente:

Para dar início ao processo de criar uma patente para seu produto ou sua invenção são necessários seguir os seguintes passos:

  • Primeiramente é preciso ter conhecimento sobre a legislação que envolve a criação de uma patente, esta pode ser de invenção (PI) ou uma patente de modelo de utilidade (UM).
  • Para realizar a patente também são necessárias pesquisas prévias para saber se o produto já não está protegido por outras empresas ou inventores. Os pedidos de patente são classificados pelo INPI que possui uma ferramenta de busca para a recuperar documentos de patentes.
  • Para emitir o pedido de patente deve-se emitir e pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU), tendo essas taxas um desconto para pessoas físicas e microempresas.
  • Após realizar o pagamento tem de se fazer uma organização de documentos, entre eles:
    1. Conteúdo técnico, como desenhos, relatórios, quadro reivindicatório e resumos;
    2. Comprovante do pagamento do GRU;
    3. Formulário FQ001.
  • Por fim, é necessário acompanhar o processo de patente, podem ser pedidos envios de mais alguns documentos, você também pode se informar mais lendo o Acompanhamento do Pedido de Patente, olhar o fluxograma sobre o assunto ou acessar o site do sistema de busca de patente, usando a ferramenta dos Meus Pedidos você pode ser informado via email como vai o andamento do processo.

Aprendeu mais sobre como patentear seus produtos e invenções? A Diferencial Jr. pode auxilia-lo com serviços de desenho, consultoria e análises. Entre em contato conosco e torne sua ideia realidade!

Leia também o artigo mais recente: Pateteando sua invenção!

patente-ideia

Patenteando uma criação

One thought on “Patenteando uma criação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Pin It on Pinterest

X