As maiores contribuições femininas para a Engenharia

O Dia Internacional da Mulher revela-se o momento ideal para diversas reflexões a respeito das conquistas do gênero feminino. A crescente participação de mulheres em áreas consideradas majoritariamente masculinas, como a Engenharia, por exemplo, é uma realidade a ser comemorada! E por que não homenageá-las listando algumas mulheres brilhantes que fizeram a diferença graças à sua genialidade e dedicação?

Hedy Lamarr

A mulher que inspirou Walt Disney a desenhar a Branca de Neve ofereceu muito mais  que sua beleza ao mundo, Hedy Lamarr foi destaque em uma época em que belas  moças não era levadas a sério em questões intelectuais. A então considerada mulher  mais bonita do cinema, desenvolveu um sistema de comunicações de controle remoto  para as Forças Armadas dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, o  qual foi a base do desenvolvimento de um sofisticado aparelho de interferência em  rádio para despistar radares nazistas. Hedy foi a inventora da tecnologia por trás da  telefonia celular, das redes Wi-Fi e do GPS.

hedy-lamarr

edith-clarke

Edith Clarke

Edith tornou-se a primeira mulher a receber o diploma de Engenharia Elétrica do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) em 1918. Após a faculdade, Clarke trabalhou na General Electric por anos, firmando-se como uma autoridade na manipulação de funções hiperbólicas, circuitos equivalentes, análise gráfica e sistemas elétricos. Posteriormente, a engenheira patenteou a calculadora Clarke, uma calculadora gráfica usada para resolver problemas da linha de transmissão de energia elétrica. Além disso, tornou-se professora na Universidade do Texas, fazendo dela a primeira mulher a lecionar Engenharia Elétrica nos Estados Unidos. Em 2015, Edith entrou para o Hall da Fama dos Inventores Nacionais, em Ohio nos EUA.

Stephanie Kwolek

Stephanie estava procurando por um material que pudesse ser usado para reforçar pneus de carro quando inventou o Kevlar, uma fibra extremamente leve, que é cinco vezes mais forte que o aço e amplamente utilizado atualmente em coletes a prova de balas, roupas esportivas e até em pneus, para resistir a perfurações. Em 1996, Kwolek foi premiada com a Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação por suas contribuições para a descoberta, desenvolvimento e processamento de fibras de aramida de alta performance, que foram a base da produção de dispositivos que salvam vidas e beneficiam a humanidade em todo o mundo.

stephany

martha

Martha J. Coston

Uma das maiores contribuições da história da comunicação naval é de autoria de uma brilhante mente feminina. Aos 21 anos, Martha estava viúva e com quatro filhos. Seu marido, um ex-cientista, morreu deixando-lhe em seu diário um esboço para chamas de pirotecnia. Apesar das dificuldades, Coston desenvolveu um sofisticado sistema de sinalização de foguetes, que possibilitou a comunicação marítima noturna. Sua invenção foi vendida para a Marinha dos Estados Unidos, sendo a chave da vitória em muitas batalhas e ajudando a salvar milhares de vidas.

emily

Emily Roebling

Quando seu marido ficou doente em 1872, Emily o sucedeu como engenheira-chefe durante a construção da ponte do Brooklyn, concluída 11 anos depois, em 1883. Sendo a primeira mulher a dirigir a Sociedade Americana de Engenheiros Civis. Após finalizada a construção da ponte, Roebling tornou-se o rosto público do que foi o maior projeto de engenharia da época. Lembrada na memória dos americanos por seu pioneirismo e independência, Emily não apenas desempenhou um papel fundamental na ligação de Manhattan para o Brooklyn, como também abriu novos caminhos para outras mulheres no caminho para a igualdade.

Já ouviu falar em alguma dessas mulheres? Não? De fato, são alguns nomes que não aprendemos na escola, mas deveríamos. É gratificante observar que, apesar do ainda existente preconceito com o gênero feminino no mercado de trabalho, muitas engenheiras vêm se tornando protagonistas de suas carreiras, provando sua capacidade e ocupando cargos de liderança.
A Diferencial Jr deseja a todas as mulheres um feliz Dia Internacional da Mulher.

As maiores contribuições femininas para a Engenharia